Teste de Acidez (documentário) – Acid Test
Toda a vida na Terra existe por causa da água. O poder dos oceanos para criar vida é rivalizado apenas pelo nosso poder de a destruir. O Planet Green, o NRDC (Natural Resources Defense Council – Conselho de Defesa dos Recursos Naturais) e a actriz Sigourney Weaver mergulham para desvendar um desastre global em processo.
Sigourney Weaver – “Podemos continuar como sempre ou podemos abandonar os combustíveis fósseis. Temos de escolher!”Os oceanos precisam da nossa ajuda e estamos a ficar sem tempo.
Lisa Suatoni – “As pessoas já ouvem falar do aquecimento global há anos. Mas só nos últimos cinco anos é que os peritos perceberam realmente que o dióxido de carbono está também a causar problemas nos oceanos. E o que é mais preocupante é que isso esteve sempre fora dos nossos pensamentos.”
Em apenas algumas décadas isto irá alterar profundamente a composição química dos oceanos, tornando rapidamente a água mais ácida
Lisa Suatoni – “Os cientistas têm demonstrado que se continuarmos a poluir como agora, a acidez dos oceanos terá duplicado pelo final deste século.”
Ken Caldeira – “Temos visto água na Costa da Califórnia do Norte suficientemente ácida para, na realidade, dissolver conchas.”
Steve Palumbi – “Se as formas de vida mais pequenas do oceano forem afectadas por esta acidificação, toda a cadeia alimentar será afectada, pondo as espécies maiores dos oceanos ainda mais em perigo.”
Precisamos de mudar.
Ove Hoegh-Guldberg – “É a última década em que podemos fazer alguma coisa em relação a este problema. Mas é muito claro que se não começarmos já, se não diminuirmos as emissões, condenaremos os oceanos a um futuro extremamente incerto.”
Steve Palumbi – “Sabemos como resolver os problemas locais, sabemos resolver os problemas globais. A questão é: ‘Será que o faremos?’”
Da NRDC, do Planet Green e dos directores Tristan Bayer e Daniel Hinerfeld chega-nos um incrível filme que irá mudar o modo como vemos os nossos oceanos para sempre.
-
Cerca de 1/4 de todas as emissões de dióxido de carbono são absorvidas pelos oceanos, onde têm um impacto que só agora começa a ser compreendido.
-
As regiões polares serão as primeiras a sofrer alterações. Previsões mostram que o Oceano da Antárctida tornar-se-á corrosivo por volta de 2050.