Mais de 60 localidades portuguesas juntaram-se hoje (22 de Setembro) às 1.300 cidades europeias que decidiram banir por um dia o trânsito, cortando o acesso aos automóveis durante o “Dia sem Carros“.

Em Lisboa, toda a Baixa, entre o Cais do Sodré e a Praça do Comércio, esteve vedada ao trânsito.

De norte a sul do país, outras localidades promoveram iniciativas de sensibilização para transportes alternativos, ambiente e saúde, como Almeirim, que apostou na venda de bicicletas a preço reduzido.

No Algarve, uma mostra de veículos amigos do ambiente, de carros solares a trotinetes, desfilou entre Faro e Quarteira, antecedido a um almoço confeccionado em fornos aquecidos pelo Sol.

Por toda a Europa, mais de 1.300 cidades participam no Dia sem Carros, assim como países como o Brasil, Canadá, Equador e Tailândia.

A bicicleta é uma excelente alternativa de deslocamento, sobretudo para pequenas distâncias. Leva o ciclista de porta a porta, permite a prática de actividade física, a manutenção é barata e é minimamente afectada por engarrafamentos. Muitas pessoas têm percebido isso, e o número de ciclistas nas cidades tem aumentado visivelmente.

Os malefícios causados pelo uso de automóveis são inúmeros e evidentes: poluição atmosférica, efeito de estufa, poluição sonora, congestionamentos, doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo, consumo de combustíveis fósseis e acidentes.

Por fim, o automóvel é um meio de transporte não universalizável, já que seria impossível a existência de um carro para cada habitante do mundo.

O Dia Europeu sem Carros surgiu na sequência de uma directiva europeia (Directiva 96/62/EC) relacionada com a qualidade do ar das nossas cidades. Tendo em conta os crescentes problemas derivados do uso do automóvel, vários países da União Europeia, incluindo Portugal, lançaram esta iniciativa pela primeira vez à escala europeia em 22 de Setembro de 2000.

Referências: Público, Wikipédia e agência portuguesa do ambiente


Comentários

Categorias:

Sem categoria,

Última atualização: 7 Junho 2021