7º Lugar para o Douro – National Geographic
Depois da classificação como Património Mundial da Humanidade em 2001, a mais antiga região demarcada do mundo – o Douro – participou no concurso das “7 Maravilhas da Natureza”, ficando entre os 77 melhores, e foi agora destacada pela National Geographic.
Segundo um comunicado da Comissão de Coordeação e Desenvovlimento Regional do Norte (CCDRN), pela primeira vez, o Douro surge à frente de outros destinos de excelência como a região da Toscana, em Itália, ou o centro histórico de Salzburg, na Áustria, ambos em 17° lugar. Para esta classificação contribuiu, de acordo com a CCDRN, o “potencial de desenvolvimento do turismo rural, a promoção de vinho e da gastronomia, a recuperação de linhas de caminho-de-ferro e da criação de ciclovias“.
A avaliação foi feita com base em 6 critérios: a qualidade ambiental e ecológica, a integração social e cultural, o estado de conservação de edifícios históricos e sítios arqueológicos, o apelo estético, a qualidade da gestão turística e perspectivas para o futuro.
Nesta lista, o Douro é a única região portuguesa referenciada, para além do Algarve, mas neste caso incluída pelos especialistas no grupo dos destinos turísticos com susceptibilidades.
Ricardo Magalhães, chefe da Estrutura de Missão do Douro afirmou que «este é um reconhecimento excepcional que confirma o sentido do trabalho que tem sido realizado para converter o Douro num destino turístico de excelência, com elevados critérios de sustentabilidade e qualidade».
A CCDRN, através da Estrutura de Missão de Douro, está a desenvolver contactos com a National Geographic Society no sentido de firmar um protocolo que garanta a adesão do Douro ao Centro de Destinos Turísticos Sustentáveis, assim como a promoção da região vinhateira nos canais promocionais da National Geographic.
A National Geographic Society foi fundada em 1888, nos Estados Unidos da América, por 33 homens interessados em “organizar uma sociedade para o incremento e a difusão do conhecimento geográfico”.
ecila
Muito boas noticias, se nao te importares acho que vou "linkar" o post
25 de Outubro, 2009UniPlanet
Sim, são boas notícias, vermos o nosso património reconhecido pela National Geographic!
25 de Outubro, 2009Está à vontade para "linkar" o post.
Mab