Uma Pata na Água Outra na Terra
Encontra-se a decorrer a exposição “Anfíbios – Uma pata na água outra na terra”. Organizada pelo CIBIO-Div, unidade de comunicação de ciência e divulgação da biodiversidade do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto.
Tem como objectivo “alertar para os problemas de um grupo bastante ameaçado e divulgar uma parte da diversidade que não é tão bem vista pela sociedade em geral”, explica José Teixeira, coordenador da exposição e investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO), o organizador desta iniciativa.
Local: Casa Andresen do Jardim Botânico da Universidade do Porto
Horário: Das 10h às 17h.
Organização: CIBIO-UP
Data: 05 Abril a 15 Maio
Contactos: [email protected] e 220 402 809
Os anfíbios foram os primeiros animais a colonizar a Terra (há mais de 350 milhões de anos).
Nas últimas duas décadas desapareceram 200 espécies. A nível de doenças, as mais afectadas encontram-se nos trópicos mas “o fungo cítrico já existe em toda a Europa, nas zonas montanhosas da Península Ibérica e já se verificou mortalidade na Serra da Estrela”, diz o investigador do CIBIO.
Em Portugal, podem-se encontrar várias espécies de rãs, sapos, salamandras e tritões.
José Teixeira alerta: “As pequenas poças de água, os tanques, os poços e os charcos, são habitats tradicionais e as pessoas não têm a noção que são muito importantes para este tipo de fauna”.
Fontes: Expoanfíbios e Ciência Hoje
Comentários
Anónimo
É simplesmente incrível…
17 de Abril, 2010A capacidade que os animais humanos têm de se alhearem da Natureza que os rodeia… Se com os animais de maior porte já assistimos a um desprezo incompreensível… então o que dizer sobre estes e outros animais de menor porte!
É que para nos dar-mos conta de que existem temos que PARAR e ESCUTAR a Natureza.
Coisa que a grande maioria já não sabe fazer… e pior que tudo, coisa que as novas gerações nem sequer sabem o que é.
UniPlanet
É verdade. Poucas pessoas devem saber como é o coaxar das rãs e quantos animais minúsculos conseguem caber numa simples poça de água…
17 de Abril, 2010