Ex-Monge Constrói Catedral com Materiais Reutilizados
Quando Justo Gallego começou, nos anos 60, o seu projecto audacioso, poucos acreditaram que, 50 anos depois, a sua catedral ainda estivesse de pé e continuasse a crescer.
De facto, Don Justo deixou a sua vida de agricultor, aos 27 anos, para se tornar um monge beneditino; mas, após ter contraído tuberculose, foi-lhe pedido que abandonasse o mosteiro. Depois de recuperar, dedicou a sua vida à construção da catedral, usando o seu próprio dinheiro e donativos.
A Câmara Municipal tolera a estrutura ilícita – afinal, chegam constantemente visitantes e turistas para a ver – e até terá de admitir que o excêntrico ícone de Mejorada del Campo dificilmente será derrubado.
“Se eu vivesse a minha vida novamente, construiria, de novo, esta igreja, só que maior. Com o dobro do tamanho”, diz Don Justo, sorrindo. “Porque, para mim, este é um acto de fé“.
William Garibaldi
Que beleza! O que mais me chama a atenção é a beleza da idéia dele da arquitetura dele! E ninguém ajuda o Don Justo a terminar a obra gente!.. nem a legalizar.. basta um arquiteto analisar o projeto reforçar o que for preciso… Olha eu defendendo, e sonhando! ë que é muito poética a atitude dele a escolha de vida dele! E sua Catedral é poesia pura, mesmo assim… a ser completada! Mesmo esta cúpula no ferro, é belíssima!
19 de Janeiro, 2011Belo post!
A propósito, como colocou slides na postagem? Ficou barbado!
UniPlanet
Olá William,
muito obrigado pelo comentário!
Uma construção maravilhosa!! E é exactamente o que eu penso – porque será que não há mais gente a ajudar Don Justo a terminar a sua catedral e não há um único arquitecto que ajude a tornar o edifício seguro? Afinal de contas, já passaram muitos anos desde que foi colocada a primeira pedra…
Para o slideshow, segui esta dica do Lifehacker.
20 de Janeiro, 2011