O Ano Internacional de Química (AIQ) foi proclamado pela UNESCO, na sequência da proposta apresentada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC).

O Ano Internacional da Química 2011 será uma celebração mundial das conquistas da Química e dos seus contributos para o bem-estar da Humanidade. Esta iniciativa tem como objectivo reconhecer a química como ciência indispensável para a sustentabilidade da vida humana e, ainda, aumentar o interesse dos jovens por esta ciência. Com o tema “Chemistry—our life, our future” (Química – a nossa vida, o nosso futuro), serão desenvolvidas várias actividades interactivas, educacionais e de entretenimento para todas as idades. A programação do Ano Internacional da Química será inserida nas atividades da Década da Educação e do Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), estabelecida pela ONU. Assim, as actividades programadas para 2011 darão ênfase à importância da química para os recursos naturais sustentáveis.

A química está presente no mais básico gesto do dia-a-dia. As transformações moleculares são centrais para a produção de alimentos, medicina, combustíveis e inúmeros produtos manufacturados e naturais. “Lavar os dentes: é possível graças à química que estudou que componentes misturar, como os misturar e que efeito tem essa mistura”, explicou Carlos Silva, professor da Universidade do Minho. “Esta iniciativa tem especial relevância porque é uma forma de aproximar a química do grande público, que por norma não a entende porque não a conhece”, realçou.

Em 2011, assinala-se também, o centenário da atribuição do Prémio Nobel da Química a Marie Curie, pelo que faz parte dos objectivos celebrar as contribuições das mulheres para esta ciência.


Fonte: Ciência Hoje e Wikipédia

Comentários

Categorias:

Sem categoria,

Última atualização: 7 Junho 2021

Tagged in:

,