WeFood – Supermercado na Dinamarca que Só Vende Produtos Perto do Fim da Validade
No WeFood, em Copenhaga, os produtos chegam a custar metade do preço praticado nos outros supermercados.
O WeFood abriu a 22 de fevereiro e é um supermercado dinamarquês que luta contra o desperdício alimentar. Nas prateleiras do WeFood, os produtos são vendidos com descontos que variam entre 30% e 50%.
A ideia partiu da Folkekirkens Nødhjælp, uma organização não-governamental (ONG): porque não abrir um supermercado onde os produtos vendidos estão muito perto do fim da validade, estão fora do prazo oficial de validade (mas ainda são considerados seguros para o consumo) ou têm as embalagens danificadas? Muitos destes alimentos acabam no lixo quando estão ainda em condições de serem consumidos.
A Folkekirkens Nødhjælp estabeleceu parcerias com cadeias de supermercados dinamarquesas para o pão e outros produtos, bem como com empresas importadoras de fruta, produtores biológicos, entre outros.
Por ano, a Dinamarca desperdiça 700 mil toneladas de alimentos. “É ridículo que estes alimentos sejam simplesmente deitados fora”, disse a ministra dinamarquesa para a alimentação e o ambiente, Eva Kjer Hansen. “É mau para o ambiente e é dinheiro gasto em absolutamente nada”. Nos últimos 5 anos, a Dinamarca conseguiu reduzir o desperdício alimentar em 25%, segundo o Independent.
O supermercado foi inaugurado pela princesa Marie (1ª foto) e a ministra do Meio Ambiente e Alimentação. O dinheiro arrecadado é revertido para a DanChurchAid. Os trabalhadores da loja são voluntários e os clientes são pessoas interessadas nos descontos ou que estão também empenhadas em lutar contra o desperdício alimentar.
Em Portugal, projetos como o Zero Desperdício, o Dose Certa e a Refood têm trabalhado, também, para a diminuição do desperdício alimentar nos restaurantes.
Fontes: P3 e Conexão Planeta