Os 6 Hábitos que Encurtam as Nossas Vidas Revelados pelos Cientistas
Cientistas da Universidade de Sidney estudaram mais de 230 000 pessoas com 45 ou mais anos, durante um período de 6 anos, para descobrir os hábitos que podem encurtar as nossas vidas. A equipa elaborou uma lista com estes 6 “pecados mortais”.
Segundo a investigadora Dr.ª Melody Ding, “para examinar padrões específicos de comportamentos de risco no estilo de vida, foram criadas 96 variáveis – representando todas as possibilidades das combinações entre fumar, consumo excessivo de álcool, inatividade física, uma dieta desequilibrada, passar-se muito tempo sentado e dormir pouco ou muito tempo. Dormir pouco e dormir muito tempo foram separados em dois fatores de risco diferentes, uma vez que as suas associações com a mortalidade podem ser explicadas por mecanismos distintos.”
Esta análise investigou 4 fatores de risco já conhecidos e 2 novos, nomeadamente, estar-se muito tempo sentado e dormir-se demais.
Os 6 hábitos são:
- Consumo de álcool
- Dieta Desequilibrada
- Inatividade
- Fumar
- Estar sentado durante mais de 7 horas por dia
- Dormir mais do que 9 horas
Segundo esta investigação, uma pessoa que faça regularmente estas 6 coisas tem 5 vezes mais probabilidade de morrer, durante um período de 6 anos, do que alguém que siga um estilo de vida saudável.
Já há muitos anos que se ouve dizer que não dormir tempo suficiente é um fator de risco que pode causar problemas de saúde, por isso talvez seja um pouco surpreendente ouvir que dormir demais também pode ser perigoso. A chave, segundo os cientistas, é ter-se uma boa rotina de sono. Dois estudos da Universidade de Cambridge também alertaram para os riscos de se dormir demais e de se passar muito tempo sentado a ver televisão.
Fonte: Natural Society