Jardim Zoológico de Buenos Aires

O presidente de Buenos Aires, na Argentina, anunciou a intenção de encerrar o zoo da cidade, aberto há 140 anos.
“Esta situação do cativeiro é degradante para os animais, não é a forma de os proteger”, disse o presidente Horacio Rodríguez Larreta, numa cerimónia dia 23 de junho.
Os 2500 animais vão ser transportados para reservas naturais da Argentina.

O jardim zoológico de Buenos Aires é um dos principais locais turísticos da cidade, mas a falta de condições do zoo foi notícia nos media, pelo sofrimento causado aos animais de climas frios. Winner, o último urso polar do zoo, morreu há cerca de 3 anos devido às altas temperaturas e às condições inadequadas do espaço onde vivia.

“O mais importante é acabar com o modelo de cativeiro e exibição”, afirma Gerardo Biglia, advogado da ONG SinZoo.
“Nos dias que correm as crianças consideram óbvio que é errado enjaular animais”, diz Gerardo Biglia.

O zoo centenário vai ser transformado num parque ecológico para fins educacionais e num refúgio para animais resgatados do tráfico ilegal e irá reabrir no final deste ano, de acordo com o The Guardian.

Entre os 50 animais que vão permanecer no local, está Sandra, uma orangotango fêmea que ficou famosa depois do tribunal de Buenos Aires a declarar “pessoa não-humana” com direitos. Sandra é um orangotango híbrido (fruto do acasalamento entre um orangotango de Borneos e um de Sumatra) e que por isso não consegue socializar.
As autoridades responsáveis pelo fecho do zoo, garantiram que os animais que permanecerem não serão mais exibidos em público.




Fontes: Tvi24 e The Guardian

Comentários

Categorias:

Animais,

Última atualização: 7 Junho 2021