Buenos Aires Fecha Zoo após 140 Anos por Considerar “Cativeiro Degradante para Animais”
O presidente de Buenos Aires, na Argentina, anunciou a intenção de encerrar o zoo da cidade, aberto há 140 anos.
“Esta situação do cativeiro é degradante para os animais, não é a forma de os proteger”, disse o presidente Horacio Rodríguez Larreta, numa cerimónia dia 23 de junho.
Os 2500 animais vão ser transportados para reservas naturais da Argentina.
O jardim zoológico de Buenos Aires é um dos principais locais turísticos da cidade, mas a falta de condições do zoo foi notícia nos media, pelo sofrimento causado aos animais de climas frios. Winner, o último urso polar do zoo, morreu há cerca de 3 anos devido às altas temperaturas e às condições inadequadas do espaço onde vivia.
“O mais importante é acabar com o modelo de cativeiro e exibição”, afirma Gerardo Biglia, advogado da ONG SinZoo.
“Nos dias que correm as crianças consideram óbvio que é errado enjaular animais”, diz Gerardo Biglia.
O zoo centenário vai ser transformado num parque ecológico para fins educacionais e num refúgio para animais resgatados do tráfico ilegal e irá reabrir no final deste ano, de acordo com o The Guardian.
Entre os 50 animais que vão permanecer no local, está Sandra, uma orangotango fêmea que ficou famosa depois do tribunal de Buenos Aires a declarar “pessoa não-humana” com direitos. Sandra é um orangotango híbrido (fruto do acasalamento entre um orangotango de Borneos e um de Sumatra) e que por isso não consegue socializar.
As autoridades responsáveis pelo fecho do zoo, garantiram que os animais que permanecerem não serão mais exibidos em público.
Después de estudiar distintas alternativas decidimos convertir el Zoológico en un #EcoParque Interactivo. pic.twitter.com/ipdJSRhj6a
— H Rodríguez Larreta (@horaciorlarreta) 23 de junho de 2016
Será un lugar de recreación para los chicos, en el que van a poder aprender de forma interactiva, sin que haya animales en cautiverio.
— H Rodríguez Larreta (@horaciorlarreta) 23 de junho de 2016
Fontes: Tvi24 e The Guardian
Unknown
Esta America Latina é o paraíso do exotismo politico. Um maná para os tudologos de pacotilha.
25 de Junho, 2016Anónimo
Temos de enviar os animais dos países nórdicos até a este local para ver se aprendem alguma coisa!
26 de Junho, 2016