Elefante acorrentado há 50 anos, finalmente livre

Depois de mais de 50 anos acorrentado, Mohan, um elefante asiático, foi finalmente libertado. Para o libertar foram necessárias mais de 20 horas e a assistência de cerca de 50 polícias para controlar a multidão de pessoas que tentou comprometer a operação, conta o World Animal News.
Já tinham sido realizadas pelo menos duas tentativas infrutíferas, em 2014 e em 2015, para libertar este que é conhecido como o “elefante mais desafortunado do mundo”.
Mohan foi criado sob as condições exigentes dos elefantes trabalhadores da Índia e estava debilitado, emagrecido e ferido – resultado dos espancamentos de que era vítima –, aquando do seu resgate. Estas e outras condições requereram a atenção imediata da equipa de veterinários.
O futuro deste elefante continua, contudo, incerto, uma vez que serão necessárias mais audiências no tribunal para se confirmar a legalidade da sua custódia. Entretanto, e a cargo do Departamento de Florestas de Uttar Pradesh, Mohan pode andar sem correntes, num ambiente natural, pela primeira vez em décadas.
