Mapa mostra como viaja o plástico que vai parar ao mar: Siga o pato de borracha
Sabe onde vai parar aquela garrafa de plástico abandonada na praia, à beira-mar? O site Plastic Adrift mostra a realidade destes resíduos no mar – como se juntam e formam “sopas de plástico” à deriva no oceano –, com ajuda de um patinho de borracha. Largue o patinho digital ao longo da costa do seu país ou em qualquer região do mundo e o mapa replicará o movimento do plástico a partir desse sítio, no decorrer de 10 anos.
Vários oceanógrafos têm estudado o movimento do plástico no oceano, desde 1982, com a ajuda de boias de marcação que flutuam com as correntes, como estes resíduos, e que “enviam uma curta mensagem aos cientistas a cada 6 horas sobre onde se encontram e as condições nessa localização”. Entre estes cientistas, destaca-se o oceanógrafo Erik van Sebille, em cujo trabalho se baseou este projeto.
Como explica o TreeHugger, o patinho de borracha parece ser uma alusão ao derrame acidental de 29 mil patos, tartarugas e sapos de borracha, no mar, em 1992, um incidente que acabou por se tornar uma oportunidade de investigação para o oceanógrafo Curtis Ebbesmeyer.
Visite o mapa e siga o percurso do patinho.