Monopólio da reciclagem acaba em 2017
O monopólio da Sociedade Ponto Verde, a única empresa em Portugal com autorização para gerir os resíduos de embalagens, termina em janeiro de 2017. O mercado da reciclagem de embalagens vai abrir-se à concorrência com o surgimento da Novo Verde. O Ministério do Ambiente vai atribuir as licenças aos dois operadores em setembro e prevê que ambos comecem a operar em 2017.
O fim do monopólio visa a redução dos custos e do preço de aquisição das embalagens recicladas. Os produtores de embalagens vão passar a comprar os resíduos reciclados por um valor mais baixo, prevendo-se que esta poupança se repercuta no consumidor, segundo a Ambiente Magazine.
Comentários
Unknown
Parece-me ser uma boa ideia. Mas a ver vamos, mas espero que seja um incentivo para um sistema de recolha de resíduos de reciclagem bem diferente.
5 de Agosto, 2016UniPlanet
Olá Sónia,
Normalmente, quando um mercado começa a funcionar, ocorre uma diminuição dos preços e um aumento da inovação. Quando existe um monopólio, a empresa pode fazer os preços que pretende e não necessita de inovar…
Por isso penso que seja positivo.
Um abraço,
5 de Agosto, 2016Mab