Animais que andam à boleia de outros animais
Em 2015, a foto de uma doninha a voar às costas de um pica-pau tornou-se viral. Por muito incrível que nos pareça este tipo de interação entre espécies, a verdade é que não é assim tão raro. Como disse o naturalista David Mizejewski: “O mundo natural está cheio de maravilhas.”
Em 2004 e 2006, os investigadores registaram dois casos em que uma baleia-corcunda ergueu um golfinho roaz com a sua cabeça. Segundo eles, parecia haver 3 razões possíveis para este fenómeno:
- As baleias estavam a exibir um comportamento agressivo
- As baleias estavam a tentar ajudar os golfinhos
- Era apenas uma brincadeira
Tanto a primeira como a segunda hipótese foram postas de parte pelos investigadores, uma vez que eles não consideraram o comportamento das baleias hostil, dada a lentidão com que elas ergueram os golfinhos, nem notaram qualquer problema de saúde nos golfinhos (que até pareciam cooperar com as baleias). A conclusão a que chegaram foi a de que estariam apenas a brincar uns com os outros.
Dolphin RIDES ON THE SNOUT of humpback. Pics by L Mazzuca & M Deakos, technical paper too https://t.co/MAq7dKSBDg pic.twitter.com/6TUL6maGBS
— Darren Naish (@TetZoo) 2 de setembro de 2016
Doninha a voar num pica-pau
ABSOLUTLEY INCREDIBLE photo by Martin Le-May. Green Woodpecker and Weasel. Apparently the Woodpecker escaped. pic.twitter.com/PUt1b2Mbhs
— Jason Ward (@Jayward7) 2 de março de 2015
Tirada por um fotógrafo amador, a foto parece irreal. No entanto, na opinião dos cientistas que a analisaram, “a foto é provavelmente real, tanto de um ponto de vista fotográfico como de um de história natural”, explica a National Geographic. É comum os pica-paus verdes alimentarem-se de formigas no solo, o que os deixa vulneráveis a ataques de predadores como as doninhas. Assim que este par aterrou, o pica-pau escapou, evitando provavelmente o predador.
Corvo apanha boleia de uma águia
Foto: Phoo Chan, Media Drum World
Esta fotografia foi tirada em Seabeck, Washington, em 2015, e mostra um corvo que parece voar à boleia numa águia-de-cabeça-branca.
Segundo o biólogo Kevin McGowan, especialista em comportamento de corvos, esta imagem não é assim tão surpreendente, tendo em conta que os corvos importunam as aves predadoras para as afastar dos seus ninhos e que, durante esse processo, parecem montar nelas por um curto período de tempo.
Gineta cavalga um rinoceronte
Este vídeo, filmado na África do Sul, mostra uma gineta a andar às costas de um rinoceronte-negro. Este comportamento das ginetas já tinha sido observado com rinocerontes-brancos e búfalos-africanos.
Na opinião dos cientistas, as ginetas poderão estar à procura dos insetos que infestam estes animais, assim como de um bom poleiro para observar o que as rodeia e de alguma proteção de possíveis predadores. Embora os rinocerontes não se pareçam importar, às vezes podem ficar irritados com este comportamento.
Foca faz surf numa baleia
Foto: Robyn Malcom, DIIMEX.COM
Esta fotografia tirada em setembro de 2015, na Austrália, mostra uma foca a “fazer surf” numa baleia-corcunda. Embora os cientistas não saibam com certeza o que motiva este comportamento inusitado, Michael Napier, especialista em animais da Universidade de Virgina-Maryland, disse ser possível que a foca se estivesse apenas a divertir.
Tordo-sargento a voar numa ave de rapina
Como na foto do corvo e da águia, esta imagem, tirada em agosto de 2015 num refúgio de vida selvagem, captura um tordo-sargento às costas de um falcão e é, segundo os cientistas, uma cena bastante comum, que ocorre quando os tordos-sargento tentam afastar as aves predadoras dos seus ninhos.