Documentário “Reino Maravilhoso – Por Terras do Alvão e do Marão”
Durante um ano, Luís Quinta e Ricardo Guerreiro, realizadores do documentário “Reino Maravilhoso – Por Terras do Alvão e do Marão”, percorreram vários cenários naturais do concelho de Vila Real de forma a revelar a biodiversidade deste território.
Este filme de história natural mostra várias espécies de aves, como o tartaranhão-caçador e o guarda-rios, aborda as características geológicas da região, o mundo subaquático dos rios Olo e Corgo e alguns dos répteis mais emblemáticos deste Reino Maravilhoso de Miguel Torga.
As filmagens acompanham “os ciclos biológicos de diversas espécies, retratando a sua evolução durante um ano, contando-a de forma atrativa e revelando fatos surpreendentes”, conta Carlos Lima, responsável pelo Programa de Biodiversidade da autarquia de Vila Real, ao Notícias de Vila Real.
Uma das espécies abordadas é a borboleta azul, “a história de vida desta borboleta passa por uma simbiose e uma relação com uma formiga, são aspetos que servem para mostrar todo o funcionamento de um ecossistema e a necessidade de preservação dessas espécies”.
Luís Quinta e Ricardo Guerreiro são também os autores de “Arrábida, da serra ao mar” (2013) e de “Almada, entre o rio e o mar” (2014).
Assista ao documentário e deixe-se surpreender pela beleza natural do nosso país.
Duração: 50 min.