Estudo: Não é só um grunhido. Os porcos têm mesmo algo a dizer
Um novo estudo, publicado no jornal científico Open Science da Royal Science Society, descobriu que os porcos possuem vocalizações específicas e que usam os seus grunhidos para indicar a sua localização, para expressar emoções e para interagir com outros porcos.
Com base nos padrões vocais de 72 porcos – machos e fêmeas – colocados em ambientes com diferentes níveis de conforto e de stress, o estudo da Universidade de Lincoln, na Inglaterra, e da Queen’s University Belfast, na Irlanda do Norte, descobriu que os animais com personalidades mais proactivas produzem grunhidos mais frequentemente do que os com personalidades reativas.
”O porco doméstico é uma espécie extremamente social e vocal que usa sinais acústicos de várias formas; para manter o contacto com outros membros do grupo durante a procura de alimentos, na comunicação progenitor-cria, ou para avisar se estiverem aflitos”, disse Lisa Collins, a investigadora que liderou o estudo. ”Os sons que fazem transmitem uma grande variedade de informação, como o estado emocional, motivacional e fisiológico do animal.”