Finlândia: Universidade cria disciplina sobre rendimento básico incondicional
A Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade de Tampere, na Finlândia, vai ter, este outono, uma nova disciplina sobre o rendimento básico incondicional (RBI), intitulada “Rendimento Básico Universal: Novas Perspectivas nas Políticas Sociais”.
“A disciplina apresenta as principais características do rendimento básico e explora a forma como este se diferencia das políticas tradicionais de apoio ao rendimento. A disciplina oferece, ainda, uma análise crítica geral das razões a favor e contra o rendimento básico, além de avaliar um número de desafios práticos e políticos que precisam de ser ultrapassados. Finalmente, a disciplina oferece uma série de palestras voltadas para o rendimento básico no contexto finlandês, incluindo informações atualizadas sobre a preparação em curso da experiência com um rendimento básico, cujo início está agendado para janeiro de 2017.”
Antti Halmetoja, membro da equipa a cargo do planeamento do projeto-piloto na Finlândia, coordenará a cadeira, que incluirá palestras nas quais estarão presentes oradores da faculdade e convidados.
Durante as primaveras de 2015 e de 2016, já tinham sido lecionadas, na instituição, outras disciplinas sobre o tópico. As apresentações e vídeos de muitas das palestras estão disponíveis para visualização no site criado para a disciplina.