México vai devolver impostos na compra de bicicletas
Quem comprar uma bicicleta no México poderá conseguir a devolução de até 25% do seu valor. Este e outros benefícios fiscais que visam a mobilidade sustentável foram aprovados pelo Congresso mexicano, em outubro, como parte do orçamento geral do país. O plano aumenta também a diversidade de veículos que conferem direito a deduções fiscais.
À semelhança das bicicletas, na compra de motos elétricas, os contribuintes poderão deduzir até 25% do que gastaram, conta o El País.
Nos últimos anos, o uso de bicicletas no México tem aumentado, em especial nas cidades grandes onde têm sido construídas ciclovias e tem havido um reforço dos regulamentos rodoviários.
O governo pretende ainda incentivar a utilização e venda de automóveis elétricos e híbridos, oferecendo deduções que poderão chegar aos 250 mil pesos (cerca de 11 500€) – uma proposta que poderá cobrir, em alguns casos, 50% do valor do veículo.
O objetivo destas medidas é diminuir os níveis de poluição nas cidades grandes, como a Cidade do México, onde se têm verificado episódios graves de poluição atmosférica.
As empresas que promovam a utilização de automóveis elétricos terão a possibilidade de aceder a um crédito fiscal de até 30% para o investimento na instalação de equipamentos para abastecer estes carros.