Cisnes fazem ninhos com lixo e plástico em Copenhaga
As fotos de cisnes a cuidarem dos seus ovos em ninhos feitos com lixo e resíduos plásticos num lago perto da Ponte da Rainha Louise, no centro de Copenhaga, tornaram-se virais e indignaram os habitantes locais.
Segundo a TV2 da Dinamarca, o lixo incorporado pelas aves nos ninhos terá sido atirado para as águas do lago a partir da ponte.
Este problema também já tinha sido observado durante a época de nidificação de 2017.
What a depressing sight: a swan looking at eggs in its nest partly made of trash from a lake in Copenhagen, Denmark #environment #nature #CleanUp pic.twitter.com/JMOSQwyIs3
— DW – Environment (@dw_environment) 19 de abril de 2018
ninho parcialmente feito com o lixo de um lago em Copenhaga, na Dinamarca”.
“O problema são as coisas como o plástico, que não são degradáveis. Se os animais o ingerirem, arriscam-se a morrer. Também correm o risco de ficarem enredados nele e, como é um material forte, isto também os pode matar”, disse Maria Reumert Gjerding, presidente da Sociedade Dinamarquesa para a Conservação da Natureza.
“Estamos muito preocupados. Os materiais naturais decompõem-se e fragmentam-se facilmente quando são ingeridos pelos animais – mas isso não acontece com o plástico, que os animais confundem [com materiais naturais]. Eles acham que é natural, mas não é”, contou. “É por isso que é tão importante removermos o plástico das áreas naturais e não o deitarmos para o chão.”
No ano passado, durante a recolha anual de lixo promovida pela Sociedade, foram removidos 155 mil quilos de lixo e 110 mil latas de áreas naturais.
"A swan swam to its nest in a lake near Queen Louise’s Bridge in central Copenhagen, Denmark, on Tuesday. The swan’s nest is partly made from trash from the lake and contains several eggs. pic.twitter.com/JCW0xpTC1i"
— hellyersty (@hellyersty) 19 de abril de 2018
Copenhaga, na Dinamarca. O ninho do cisne foi parcialmente construído com o lixo do lago e contém vários ovos”.