E a Ave do Ano é… o pisco-de-peito-ruivo!
Com o seu peito alaranjado e canto melodioso, o pisco-de-peito-ruivo é uma das aves mais fáceis de identificar em Portugal. É também a Ave do Ano de 2019, escolhida por meio de uma votação online organizada pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), na qual conquistou 63% dos votos.
“Tanto machos como fêmeas cantam durante todo o ano, inclusive de noite junto a candeeiros de rua”, conta a SPEA. “Defendem agressivamente os seus territórios, e fazem o ninho junto ao chão, em sebes por entre as raízes das árvores ou noutros locais em que a entrada do ninho fique escondida.”
Pisco-de-peito-ruivo adulto | Foto: jLasWilson
Os piscos-de-peito-ruivo são comuns em Portugal e podem ser avistados durante todo o ano, tanto em bosques como em jardins e parques urbanos. As regiões onde são mais abundantes variam com a estação do ano.
No sul do país, é mais provável encontrá-los no outono e inverno, quando a população é reforçada pelas aves migradoras vindas do norte da Europa. No norte de Portugal, são mais comuns na primavera e verão.
O peito de cor vermelho-alaranjada é comum aos machos e fêmeas. As aves juvenis, de tom acastanhado, podem ser mais difíceis de identificar.
Juvenil | Foto: Francis C. Franklin/Wikimedia Commons
Apesar de possuir o estatuto de conservação “Pouco preocupante” em Portugal, estas pequenas aves são frequentemente capturadas em armadilhas ilegais para serem vendidas como petiscos em cafés e restaurantes ou para serem mantidas em cativeiro.
É por isso que, se encontrar armadilhas ou outros engenhos ilegais, os deve comunicar ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR.
A SPEA promete dar a conhecer, ao longo do ano, mais informações sobre esta ave carismática e sobre as ameaças que ela enfrenta.
Ouça o seu canto:
Ficha do pisco-de-peito-ruivo
Erithacus rubecula
Ordem
Passeriformes
Família
Muscicapidae
Comprimento
Cerca de 14 cm
Peso
15-21 g
Características
Distingue-se pela mancha ruivo-alaranjada que lhe ornamenta a face, garganta e peito, e que se destaca da restante plumagem acastanhada e acinzentada. O ventre é de um branco sujo. O bico e os olhos são escuros.
Habitat
Ocorre numa enorme variedade de habitats com cobertura arbórea e arbustiva, incluindo bosques, matos, áreas de montado e matas ribeirinhas. Também pode ser visto em jardins e parques de zonas urbanas.
Alimentação
Alimenta-se sobretudo de insetos, aranhas e outros invertebrados, mas também de frutos, bagas e sementes durante o outono e o inverno.
Nº de ovos
4-6 ovos
Incubação
13 a 14 dias
Distribuição geográfica
Europa, partes da Ásia Ocidental e do Norte de África
Estatuto de conservação
Pouco preocupante
Foto: Michael Palmer/Wikimedia Commons | 1ª foto: learningthelight/Flickr