Califórnia quer proibir as garrafinhas de plástico com champô oferecidas pelos hotéis
As pequenas embalagens de plástico com champô, gel de duche ou condicionador, oferecidas pelos hotéis aos seus hóspedes e usadas uma ou duas vezes antes de serem deitadas fora, poderão ser proibidas na Califórnia, se o projeto de lei AB 1162 for aprovado.
A lei entraria em vigor em 2023 e encorajaria os hotéis a disponibilizarem os produtos de cuidado pessoal em dispensadores recarregáveis com vista à redução da quantidade de resíduos plásticos produzidos.
“Ao não oferecerem as pequenas embalagens de produtos de cuidado pessoal, os hotéis, motéis e outros estabelecimentos de hospedagem podem promover um modelo de negócios mais sustentável e, potencialmente, reduzir os custos operacionais”, disse o deputado Ash Kalra, co-autor do diploma.
Já há cadeias de hotéis a substituir as garrafinhas de cosméticos por dispensadores presos à parede do chuveiro. Uma delas é a gigante Marriott International, que anunciou a intenção de proceder a esta troca no ano passado.
No mundo, são cada vez mais as cidades, estados e países a dizerem não aos plásticos de uso único, como os sacos e as garrafas de plástico, que podem demorar décadas – ou mesmo séculos – a decomporem-se e que muitas vezes acabam por poluir os nossos rios e oceanos.
New @MarriottIntl plastic #sustainability initiative is expected to save an average of 250 lbs. of plastic per year for a 140-room hotel—approximately 23,000 plastic bottles. https://t.co/nn4VjHqqHV via @LodgingMagazine #Serve360 pic.twitter.com/9Bhijon2E6
— Marriott International (@MarriottIntl) 10 de abril de 2018
Foto: and parsecs to go/Flickr