Cassete perdida na praia dá à costa 25 anos depois – e ainda funciona
Quando Stella Wedell tinha 12 anos perdeu uma cassete de música, que ela mesmo tinha gravado, durante as férias que passou em Espanha.
25 anos depois, reencontrou-a numa exposição de fotografia dedicada ao lixo plástico marinho.
A cassete, perdida na Costa Brava ou na ilha de Maiorca nos anos 90, foi recuperada pela artista e fotógrafa britânica Mandy Barker, que a encontrou em 2017, numa praia das Canárias, a milhares de quilómetros de onde tinha sido perdida.
“Esta é uma história incrível e outro exemplo do problema da poluição por plástico”, disse Richard Thompson, professor da Universidade de Plymouth. “É muito difícil dizer exatamente quanto tempo a cassete esteve no mar, mas o facto de ter sobrevivido intacta mostra a durabilidade do plástico e a ameaça que isso representa para o ambiente marinho.”
Mandy Barker enviou a cassete a um especialista em áudio da Universidade de Plymouth – que conseguiu ouvir todas as suas faixas – e decidiu incluí-la na sua exposição “Sea of Artifacts”.
Foi aí que Stella a encontrou e reconheceu a lista das 20 canções nela gravadas, que incluía êxitos dos Pet Shop Boys, Bob Marley e Shaggy.
“Quando estava a ler a lista das faixas, pareceu-me muito familiar. Fazia sempre cópias dos meus CD, nesta altura, para ouvir no meu walkman, especialmente durante as férias”, explicou.
“Foi uma coincidência surpreendente o facto de Stella ter visitado a minha exposição e ter reconhecido a sua cassete”, contou Mandy.
Over 20 yrs ago, Stella lost her ‘Best of 93’ mixtape whilst holidaying in Spain.
⏩Fast-forward two decades, the tape washed up 2000km away on a beach in Fuerteventura 🏖️
An amazing series of events led to her rediscovering her tape in Stockholm.
[Thread] pic.twitter.com/Em0hrl1QAQ
— University of Plymouth (@PlymUni) February 14, 2020
Foto: Pixabay