Já pode trocar as suas garrafas de plástico por talões de desconto em vários hipermercados
Agora já pode trocar as suas garrafas de plástico não reutilizáveis por talões em máquinas automáticas.
O projeto-piloto começou a 13 de março, em 23 hipermercados (Continente, Auchan, Pingo Doce, E. Leclerc e Os Mosqueteiros) de norte a sul do país.
Os consumidores colocam as garrafas de água, sumo, refrigerante ou bebidas alcoólicas e em troca recebem um talão de desconto. Por cada garrafa até meio litro recebe dois cêntimos e por cada garrafa até dois litros recebe cinco cêntimos. O valor total pode ser utilizado para descontar em compras na loja onde as garrafas foram entregues, ou então doados a uma instituição de solidariedade social.
As garrafas de plástico PET (Polietileno tereftalato) não devem conter líquidos ou outros produtos no interior, não devem ser espalmadas e devem estar devidamente fechadas com as respetivas tampas, apresentando o código de barras legível.
“A atribuição de um prémio ao consumidor pela devolução das garrafas pretende incentivar a devolução de embalagens não reutilizáveis em plástico. Com este projeto, pretende garantir-se o encaminhamento para reciclagem de elevada qualidade, permitindo a incorporação em novas garrafas de bebidas, maximizando-se a circularidade dos materiais”, refere o Ministério do Ambiente e Ação Climática.
“Com este sistema de incentivo, pretende alcançar-se o cumprimento de metas de recolha (50% do potencial de recolha), de reciclagem (97%) e de incorporação de plástico reciclado na produção de novas garrafas de bebidas (50%)” e “os sistemas de depósito já existem em diversos estados-membros, permitindo atingir metas de recolha acima dos 80%”, explica.
“A realização deste projeto‐piloto constitui uma oportunidade para adquirir experiência e produzir ensinamentos para a definição e implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas em plástico, vidro, metais ferrosos e alumínio, obrigatório a partir de 1 de janeiro de 2022.”