As embalagens desnecessárias usadas no envio das compras online
A Deco Proteste comprou 25 produtos (Pens USB e frigideiras) em 18 lojas online, nacionais e internacionais, e analisou as embalagens usadas no transporte.
“Mistura de diferentes materiais (cartão, papel e plásticos), alguns sem possibilidade de reciclar, e em demasiada quantidade, bem como caixas muito volumosas foram os principais problemas detetados”, diz a Deco Proteste.
“O envio das frigideiras revelou maior quantidade de maus exemplos, e nenhuma embalagem se aproximou do ideal. Em geral, não estavam adaptadas às medidas e ao formato do produto e incluíam muitos materiais complementares desnecessários. As melhores soluções foram apenas aceitáveis e metade foi considerada má”, afirma.
No caso da frigideira das 12 lojas analisadas (AliExpress, Amazon.es, Bestprice, El Corte Inglês, Jom, Pollux, Digital Place, Ebay.es, Ikea, MBIT, Rádio Popular e Euronics) apenas seis tiveram três estrelas das cinco possíveis na avaliação, sendo que a Euronics foi a que apresentou o pior desempenho.
“É necessário melhorar as embalagens usadas no comércio online. A maioria apresentava dimensões demasiado elevadas para o produto que envolvia; foram usados materiais de enchimento que apenas serviam para preencher espaços vazios; foram coladas bolsas de plástico para documentos que poderiam vir dentro da embalagem; e recorreu-se a materiais que eram difíceis de separar ou nem sequer se podiam reciclar”, afirma a Deco Proteste.
Alguns destes resíduos acabarão em aterros.
“E existe o impacto acrescido para o ambiente resultante de não-otimização das embalagens, o que significa que são utilizados mais materiais do que os indispensáveis, passa a existir a necessidade de encher as caixas de cartão com plásticos ou outros materiais para acondicionar melhor o produto, são necessários mais circuitos de entregas, aumenta a frequência de circulação e, consequentemente, a pegada ambiental”, explica.
Agruparem as compras feitas pelo mesmo cliente, de forma a fazerem apenas um envio e optarem por embalagens recicláveis são algumas das recomendações feitas pela Deco Proteste às lojas online.
É “indispensável que o Ministério do Ambiente intervenha e regule as questões associadas ao excesso de embalagem, abrangendo igualmente o comércio online”.