Cantinas universitárias de Berlim vão cortar na carne e no peixe
As cantinas universitárias de Berlim vão começar a servir, a partir de outubro, principalmente refeições vegans e vegetarianas.
Os menus das 34 cantinas vão passar a ser 68% vegans, 28% vegetarianos e 4% de carne e peixe. À segunda-feira, não haverá pratos de carne disponíveis.
Segundo Daniela Kummle, do Studierendenwerk, um grupo de apoio estudantil, existe cada vez mais procura por pratos sem carne nas cantinas e por isso a maioria dos estudantes apoiou esta transição.
Daniela Kummle contou ainda que de acordo com um estudo de 2019, 14% dos estudantes da universidade eram vegans e 33% vegetarianos.
“O grande sucesso das cantinas vegetarianas e vegans deixou claro que a forma de consumo dos estudantes está a mudar”, disse Daniela. “Há uma clara tendência para consumirem menos produtos de origem animal.”
Os pratos que os alunos poderão pedir incluem um ensopado de vegetais vegans com leite de coco e lentilhas vermelhas e uma tigela de grão-de-bico e quinoa com vegetais e sementes de chia.
A Universidade Livre de Berlim tem desde 2010 uma cantina, a Veggie Nº 1, que só serve comida vegetariana. A Veggie Nº 2, uma cantina vegan, foi inaugurada em 2019.