E-Book grátis de alimentação vegetariana para grávidas, bebés e crianças
Na data em que se celebra o Dia Mundial da Grávida, a 9 de setembro, a Associação Vegetariana Portuguesa lançou um Ebook gratuito sobre alimentação vegetariana adaptada a grávidas, bebés e crianças, que procura servir de apoio a famílias e desmistificar este tema.
Nos últimos anos, o número de pessoas que adotaram uma alimentação vegetariana tem vindo a aumentar e, de acordo com a Direcção-Geral de Saúde1, esta é adequada a todas as fases do ciclo de vida humano.
No entanto, ainda existem bastantes mitos em torno deste regime alimentar e uma franja da sociedade coloca em questão a possibilidade de uma mulher grávida, o seu bebé ou criança terem uma alimentação vegetariana, por se tratarem de grupos mais vulneráveis.
De facto tratam-se de fases do ciclo de vida que exigem um maior cuidado e planeamento nutricional, independentemente do regime alimentar seguido, pois quer a mulher grávida como o bebé e a criança apresentam necessidades nutricionais muito específicas, distintas das de um homem adulto ou mulher não grávida.
De acordo com Nuno Alvim, presidente da Associação Vegetariana Portuguesa: “A ideia de que o regime vegetariano não é adequado à gravidez ou infância pode estar assente em alguns mitos e também no facto de ser considerado como uma imposição. No entanto, a ideia de imposição é falaciosa, pois na verdade todas as famílias fazem escolhas alimentares pelos seus filhos, ou seja, todas os pais impõem a alimentação que consideram mais adequada aos seus filhos, o que não obsta a que seja importante esta seguir alguns princípios básicos da nutrição saudável. O essencial, como poderá dizer qualquer profissional de saúde qualificado, é que a escolha seja bem informada.”
Com o objetivo de desmistificar e também informar, este livro digital, disponível online e de forma gratuita, tem toda a informação essencial sobre os princípios de uma alimentação vegetariana saudável adaptada à grávida, ao bebé e à criança. Inclui estratégias nutricionais, receitas, recomendações de leituras, sugestões de profissionais de saúde especializados, e muito mais. Contudo, e de acordo com os autores, não deve substituir nem dispensar o acompanhamento de um profissional de saúde especializado.
Façam o download aqui.