Itália mudou Constituição para incluir a defesa do ambiente e biodiversidade
A Itália alterou a sua Constituição de forma a incluir a defesa do ambiente e da biodiversidade.
O parlamento italiano aprovou o projeto de lei com o voto favorável de todos os partidos, exceto dos ultra direitistas que se abstiveram.
Foram modificados dois artigos da Constituição: o 9º e o 41.º. Onde se proclamava que “a República promove o desenvolvimento da cultura e da investigação científica e técnica”, foi acrescentado “a proteção do ambiente, a biodiversidade e os ecossistemas no interesse das futuras gerações”. No 41.º, que determinava que “a iniciativa económica é livre, mas não pode desenvolver-se em contraste com a utilidade social ou de um modo que prejudique a segurança, a liberdade e a dignidade humana”, acrescentou-se “a saúde e o ambiente”.
Esta medida foi celebrada por associações, partidos, ativistas e pelo comissário europeu do Ambiente.
“Um grande passo para a Itália. Incluir a proteção do ambiente, da biodiversidade e dos ecossistemas na vossa Constituição é optar por defender as gerações futuras”, escreveu no Twitter Virginijus Sinkevicius, o comissário europeu do Ambiente, Oceanos e Pesca.
Foto: Pixabay
This is a major step Italy!
— Virginijus Sinkevičius (@VSinkevicius) February 8, 2022
By choosing to protect the environment, biodiversity and ecosystems through your Constitution, you are choosing to protect future generations!
Congratulazioni per questa decisione fondamentale! https://t.co/sc2WHBnoG5