Campo Solto, o projeto que junta agricultura e ecologia
O UniPlanet falou com Cláudio Carvalho, criador do Campo Solto, que nos apresentou este projeto.
UniPlanet (UP): Como nasceu a Campo Solto?
O Campo Solto é fruto do restauro ecológico, agrícola e do património edificado de uma pequena parcela de terreno na aldeia de Assafarge (Coimbra). Nasceu do sonho de construir um projeto independente e livre, quase contra corrente, em que a agricultura e a ecologia são o mesmo organismo, indivisível, único e harmonioso.
UP: Que produtos comercializam?
O Campo Solto neste momento comercializa ervas aromáticas secas em pequena escala, o equilíbrio do ecossistema agrícola e a qualidade das plantas são valores imprescindíveis. Existem ainda outros projetos em concretização, mas todos dentro dos mesmos princípios de responsabilidade ambiental, da sustentabilidade dos recursos naturais e do bem-comum.
UP: Utilizam técnicas de produção amigas do ambiente?
Sim claro, até porque não é possível produzir alimentos sãos e sustentáveis sem utilizar práticas que trabalhem para o equilíbrio do sistema agricultura-natureza. A preservação do solo e da sua biologia, a adubação verde, a utilização e preservação de variedades locais e tradicionais, a construção de infraestruturas ecológicas, a plantação e preservação de corredores de floresta autóctone, a proteção da fauna e flora da região, são alguns dos exemplos das práticas que se aplicam no Campo Solto.
UP: Onde podemos encontrar mais informação e os vossos artigos à venda?
O Campo Solto coopera com a rede de produtores da Verdejar – Agricultura Biológica. Podem obter mais informação no Facebook do Campo Solto, no meu pessoal ou através do e-mail: [email protected].