Lisboa aprovou transportes gratuitos para jovens e idosos
A Câmara de Lisboa aprovou hoje, 21 de abril, por unanimidade a gratuitidade dos transportes públicos na cidade para residentes jovens e idosos.
A medida deverá entrar em vigor, para os maiores de 65 anos, a partir de junho ou julho e, para os jovens até aos 18 anos e estudantes universitários até aos 23 anos (ou 24, no caso dos cursos de medicina e arquitetura), em setembro, no arranque do próximo ano letivo, depois da aprovação da Assembleia.
Existe um requisito comum para todos os abrangidos, deverão ter residência fiscal no concelho.
“É um dia histórico para a nossa cidade, uma vez que conseguimos algo inédito para os lisboetas”, afirmou Carlos Moedas, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. “Há muito poucas cidades na Europa que já tiveram coragem de o fazer.”
O presidente da Câmara de Lisboa explicou que “a tendência terá que ser transportes gratuitos para todos, mas isso não é possível num primeiro passo”. E admite que a “medida poderá ser alargada no futuro, para outras pessoas e outros casos, para caminhar nesse sentido”.
Assim que a medida estiver implementada, as pessoas abrangidas poderão ir com os mesmos títulos que tinham (o 4_18, o sub-23 e mais 65) de forma gratuita.
Os lisboetas vão ter transportes públicos gratuitos.
— Carlos Moedas (@Moedas) April 21, 2022
Foi aprovada, em reunião de câmara, a proposta que dará transportes públicos gratuitos aos estudantes residentes até aos 23 anos e aos residentes com mais de 65 anos.
Prometemos e cumprimos. Esta é uma vitória dos lisboetas. pic.twitter.com/jqUTiVgVwf
É um orgulho conseguir aprovar por unanimidade a proposta de transportes públicos gratuitos para os mais novos e para os mais velhos.
— Carlos Moedas (@Moedas) April 21, 2022
Foram meses de negociação que resultaram na concretização de uma medida importante para os lisboetas. pic.twitter.com/mGsUKVGqXF