Apple vende peças para clientes repararem os seus iPhones
A Apple começou, em abril, o seu serviço de venda de peças suplentes para smartphones e ferramentas disponíveis para os clientes nos Estados Unidos. As pessoas podem agora aceder a peças genuínas e a manuais de reparação disponibilizadas pela fabricante através da sua Self Service Repair Store.
O programa será depois expandido a outros países, começando pela Europa.
A loja online disponibiliza mais de 200 peças individuais e ferramentas, para o iPhone 12 e iPhone 13, assim como para a terceira geração do iPhone SE.
Exemplos de peças que estão disponíveis: ecrãs, baterias e câmaras. Até ao fim do ano, o programa vai ser alargado aos computadores Mac equipados com chips Apple Silicon, com peças, ferramentas e manuais.
No processo de autorreparação, os clientes devem primeiro ver o manual de reparação do respetivo artigo que desejam reparar, no site oficial. Depois, devem visitar a loja e encomendar as respetivas peças e ferramentas para proceder à reparação.
As peças disponibilizadas são as mesmas que são usadas pelos reparadores oficiais e com os mesmos preços.
Os clientes podem receber um valor de crédito de retorno pelas peças avariadas entregues para reciclagem.
Para quem não deseja adquirir as ferramentas, a Apple disponibiliza kits de aluguer por 49 dólares (46€).
A Samsung anunciou recentemente um programa semelhante, que vai permitir aos utilizadores de alguns dos modelos Galaxy repararem os seus próprios artigos, a partir deste verão.