Seca leva Espanha a reduzir caudais de rios que entram em Portugal
O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alertou que 70% da água que Portugal consome vem de Espanha através dos rios internacionais. Os caudais estão a diminuir, o que já se reflete na água que chega ao país, segundo o Público.
“A precipitação atmosférica em Espanha é muito reduzida e falta água nas albufeiras”, afirmou Pimenta Machado, vice-presidente da APA. A seca em Espanha é uma “muito má notícia” para Portugal, disse o vice-presidente, antecipando consequências “preocupantes” para Portugal já para este verão.
Na bacia do Douro em território espanhol, a escassez de água “aumenta porque não chove e vão entrar em regime de exceção”, afirma. “O Tejo não está em exceção mas a partir de junho” poderá existir “uma gestão de crise”, antecipa.
O vice-presidente da APA contou que está a ser preparada uma reunião da Comissão para a Aplicação e o Desenvolvimento da Convenção de Albufeira, para se debater o regime de caudais a que Portugal terá acesso, explicando que a situação é “muito difícil”.
A Convenção de Albufeira guia a utilização das águas partilhadas entre Portugal e Espanha, como as dos rios Minho, Lima, Douro, Tejo e Guadiana.