Microplásticos encontrados na carne e leite em novo estudo
Foram encontrados microplásticos em três quartos da carne e produtos lácteos em um estudo dos Países Baixos realizado por cientistas da Vrije Universiteit Amsterdam.
O estudo mostrou que os porcos e as vacas são expostos a estas partículas de plástico provavelmente através da ração.
Nesta investigação, foram analisadas 12 amostras de sangue de vaca e 12 de sangue de porco e encontraram microplásticos em todas, incluindo polietileno e poliestireno.
Sete das oito amostras de carne bovina e cinco das oito amostras de carne suína continham microplásticos.
Das 25 amostras de leite provenientes de supermercados, tanques de leite em quintas e ordenha manual, 18 estavam contaminadas.
Os investigadores estudaram também as rações. Em todas as 12 amostras de ração animal que examinaram encontraram microplásticos. A equipa de cientistas acredita que o consumo de ração que contenha microplásticos pode ser uma das vias de contaminação dos porcos e vacas.
Estes investigadores tinham descoberto microplásticos no sangue humano em março deste ano e repetiram o estudo agora em produtos de origem animal.
“Os seres humanos podem ser potencialmente expostos a partículas de plástico comendo carne bovina ou suína”, pode ler-se no estudo. Havendo menor risco, provavelmente, através do leite, de acordo com os resultados.
O estudo foi encomendado pela organização ambiental holandesa Plastic Soup Foundation.