Iniciativa quer fim de testes de cosméticos em animais na UE
Com a proibição imposta pela UE aos testes de cosméticos em animais, prometia-se uma Europa na qual já não haveria animais a sofrer e a morrer por causa de cosméticos. Esta promessa não foi cumprida. Certas autoridades continuam a exigir que determinados ingredientes dos cosméticos sejam testados em animais, o que contraria as expetativas e os desejos das pessoas e a intenção dos legisladores.
Os métodos de testes não-animais dão frequentemente resultados mais fiáveis e menos dispendiosos do que os com animais. Existem muitos métodos de testes não-animais já validados e muitos mais em desenvolvimento.
A Comissão Europeia deveria manter a proibição e reforçar a transição para uma avaliação da segurança sem recurso a animais.
Uma iniciativa de cidadania europeia está a apelar à Comissão Europeia que:
- Proteja e reforce a proibição de testar cosméticos em animais
Proceder a alterações legislativas que garantam a proteção dos consumidores, dos trabalhadores e do ambiente em relação a todos os ingredientes dos cosméticos sem recurso a testes em animais, seja qual for a finalidade e sejam quais forem as circunstâncias. - Transforme a regulamentação dos produtos químicos em vigor na UE
Assegurar a proteção da saúde das pessoas e do ambiente gerindo os produtos químicos sem novos requisitos de testes em animais. - Modernize a ciência na UE
Compromisso por uma proposta legislativa que defina um roteiro para a eliminação de todos os testes em animais na UE nesta legislatura.
Em Portugal ainda não atingimos o número de subscrições necessárias.
Subscreva aqui até dia 31 de agosto.