Microplásticos encontrados pela primeira vez em caules de plantas

Microplásticos encontrados pela primeira vez em caules de plantas

21 de Setembro, 2022 0

Investigadores da Universidade de Prešov, na Eslováquia, encontraram microplásticos em caules de plantas.

O objetivo inicial do estudo era estudar as pequenas poças de água que se formam nos axilares, nos caules das plantas.

O estudo foi feito com plantas do género Dipsacus. Retiraram a água e sedimentos dos axilares de 50 plantas do género Dipsacus que foram depois analisados ao microscópio. A presença de fibras coloridas chamou a atenção dos cientistas.

Eram microplásticos, plásticos que tinham entre 141 mícrons e 2,4 milímetros de comprimento, que foram encontrados na concentração de 101 a 409 fragmentos por milímetro da planta.

“A primeira descoberta de microplásticos nos pequenos reservatórios de água de curto prazo criados por plantas é mais uma evidência de que esta contaminação se espalha por vários caminhos e provavelmente nenhum ambiente na Terra está livre, o que obviamente torna a nossa descoberta bastante desanimadora”, afirmaram os investigadores.

A equipa pretende agora perceber como é que os microplásticos foram parar nas folhas e na água dos caules, uma vez não foi encontrada nenhuma fonte de contaminantes na área estudada onde foram colhidas as amostras, no leste da Eslováquia.

Os investigadores têm duas teorias, ou os fragmentos e fibras vieram do ar poluído ou os caracóis podem tê-los transportado do solo ou de outras plantas.

 

microplásticos

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário