Music Declares Emergency, o movimento que une a música ao ambiente
O UniPlanet falou com Inês Silva, do movimento Music Declares Emergency em Portugal, que nos apresentou este projeto.
UniPlanet (UP): Queres apresentar-nos o Movimento Music Declares Emergency?
Somos um movimento de artistas, profissionais e organizações do setor da música unidos para combater as alterações climáticas. Queremos consciencializar e reduzir o impacto da nossa indústria no meio ambiente e por outro lado apelar ao governo por uma resposta mais rápida a esta problemática!
O projeto existe globalmente desde 2019, e dele fazem parte mais de 6 mil artistas, profissionais e fãs de música que assinaram o manifesto, incluindo Billie Eilish, Bon Iver, IDLES, Foals, Tame Impala, entre muitos outros… Em abril deste ano, trouxemos este projeto para Portugal e já contamos com o apoio de vários artistas portugueses e com a parceria do festival Super Bock Super Rock.
A nossa missão é sobretudo fomentar o diálogo e o debate acerca da atual situação de emergência climática, e para isso usamos o poder cultural que os artistas e os eventos de música têm, de forma a passar a mensagem à sociedade e ao governo, exigindo medidas mais proativas e realistas que protejam o nosso planeta de uma catástrofe ambiental e ecológica.
UP: Que conselhos dão aos músicos e à indústria musical em relação ao ambiente?
O papel dos músicos e da indústria neste projeto é a de amplificar a mensagem da emergência climática e sobretudo gerar uma mudança de mentalidades e consequentemente uma mudança sistémica, tendo os atores desta indústria a dar o exemplo. A indústria da música, como qualquer indústria, é poluente. Entre o fabrico de discos, tours e realização de festivais, a nossa pegada ambiental também se torna significativa.
Por termos essa consciência, o Music Declares Emergency trabalha com o propósito de educar e tornar esta indústria mais sustentável e amiga do ambiente. Apresentamos diversas sugestões práticas para artistas, labels, fãs de música, salas de espetáculos e profissionais, com dicas sustentáveis para as várias áreas desde o merchandising, ao fabrico de discos e realização de tours (podem ler mais sobre algumas das medidas no nosso Climate Pack aqui).
UP: Como podemos apoiar o projeto? Como podemos tornar-nos parceiros do movimento em Portugal?
Qualquer pessoa pode apoiar o projeto através de uma simples partilha do projeto e ao iniciar um diálogo sobre este tema! Artistas, empresas, profissionais e fãs de música podem apoiar-nos e tornarem-se nossos parceiros assinando o nosso manifesto em musicdeclares.net.
UP: Onde podemos encontrar mais informação sobre o Movimento Music Declares Emergency?
Podem encontrar o Music Declares Emergency Portugal no instagram em @musicdeclares_portugal, no twitter em @mde_portugal e no nosso site musicdeclares.net/pt. Qualquer dúvida ou parceria podem contactar-nos através das nossas redes sociais ou por mail [email protected].