Patagonia vai doar todos os lucros a causas ambientais
A Patagonia, uma marca norte-americana de roupa desportiva, anunciou que vai criar duas entidades – a Patagonia Purpose Trust e a Holdfast Collective – de forma a ajudar a criar um planeta mais sustentável.
O fundo da Patagonia Porpuse Trust recebeu 2% das ações e a entidade sem fins lucrativos Holdfast Collective recebeu 98% das ações, que “irá utilizar cada dólar recebido para combater a crise ambiental, proteger a natureza e a biodiversidade e apoiar comunidades prósperas, o mais rapidamente possível”, explicou a empresa.
Todo o lucro produzido pela empresa que não é reinvestido no ciclo de produção vai ser doado a associações e causas ambientais e sociais. As áreas prioritárias para a marca são a proteção da natureza e da biodiversidade.
“A partir de agora, a Terra é o nosso único acionista“, afirmou a empresa. “Todos os lucros, em perpetuidade, irão para a nossa missão de salvar o nosso planeta natal.”
“Em vez de extrair valor da natureza e de o transformar em riqueza para os investidores, usaremos a riqueza que a Patagónia cria para proteger a fonte de toda a riqueza”, disse Yvon Chouinard, o criador da empresa.
“Esperamos que isso influencie uma nova forma de capitalismo que não acabe com algumas pessoas ricas e um monte de pessoas pobres”, disse o empresário de 83 anos. “Vamos doar o máximo de dinheiro para as pessoas que estão a trabalhar ativamente para salvar este planeta.”
Yvon Chouinard já tinha criado a 1% for the Planet que tem como objetivo que as empresas contribuam com pelo menos 1% das suas receitas anuais para causas ambientalistas.
Um grande passo! Parabéns!