UTAD instala bebedouros no campus para evitar uso de garrafas de plástico
Durante o próximo ano, vão ser instalados 17 bebedouros em todo o campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
O objetivo é que a comunidade académica reduza o consumo de água engarrafada, privilegiando a água da rede pública.
Os estudantes da UTAD vão poder adquirir uma garrafa de alumínio reciclado ou aço inox na loja da AAUTAD e, depois, podem enchê-la em 17 pontos espalhados pelo campus. Este mapa de bebedouros nasceu da colaboração com um grupo de trabalho do programa “EcoSkills”, uma iniciativa pioneira para o desenvolvimento de competências para a sustentabilidade.
“A poupança de água e a redução da utilização de plástico são prioridades que norteiam a política de sustentabilidade da UTAD. Não faz sentido bebermos água e gerarmos plástico quando temos acesso a água potável na rede pública”, explica Cristina Matos, assessora da reitoria para a área do ambiente.
Até ao final do mês, os estudantes podem participar no concurso para a criação da imagem da garrafa sustentável da UTAD. A proposta gráfica que sair vencedora será divulgada até 30 de outubro.
“Entre os elementos do júri, está um elemento da comissão do curso de design sustentável, a mais recente aposta da oferta educativa da nossa UTAD”, conta Cristina Matos.
“É com conta, peso e medida que a água no campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) deve ser gerida”, afirma a Universidade em comunicado.