Os resíduos orgânicos devem ser colocados num saco de plástico no contentor?
Devo colocar os resíduos orgânicos num saco? Depende do concelho onde reside.
No Concelho de Cascais, os munícipes recebem em casa um contentor de 7 litros e um rolo de sacos verdes. Os restos de comida, as sobras da preparação das refeições e os alimentos degradados devem ser colocados no saco verde. Depois, esse saco fechado é colocado no mesmo contentor onde se coloca o lixo comum. Recolhidos pelos camiões da Cascais Ambiente, os sacos são levados para a Tratolixo onde, através de um separador ótico, os biorresíduos são separados e reaproveitados para a produção de energia.
A Câmara Municipal de Vila Real oferece gratuitamente um pequeno contentor caseiro de cor castanha, com capacidade de 7 litros, para deposição dos biorresíduos produzidos em cada habitação. Depois, é só despejar os resíduos (sem saco) no contentor maior, também de cor castanha, situado junto ao contentor de lixo.
O Porto disponibiliza um kit gratuito (um pequeno balde de 7L e dois cartões de acesso aos contentores de rua instalados junto aos ecopontos) para realizar a separação dos resíduos orgânicos, depois, basta dirigir-se a um dos contentores castanhos instalados junto aos ecopontos e depositar os resíduos (sem saco). Os resíduos recolhidos são encaminhados para valorização, transformando-se num composto orgânico (Nutrimais) que serve de fertilizante natural para vários fins, com destaque para a agricultura biológica.
No site do Porto respondem a esta questão:
Posso utilizar um saco de plástico para depositar os meus resíduos orgânicos no contentor?
Não. O plástico é considerado um contaminante no processo de valorização dos resíduos orgânicos, pelo que nunca deve ser depositado nos contentores destinados a este tipo de resíduos.
O tamanho e formato do balde de 7L que é fornecido, permite que este seja lavado na máquina de lavar a loiça, pelo que não há necessidade de utilizar um saco de plástico para acondicionamento dos resíduos.
» Já votaram no UniPlanet? 😊 Votem aqui.
Foto: UniPlanet
Podem ver mais aqui:
Recolha de resíduos orgânicos abrangerá todo o Porto em 2023
Cascais, 1º concelho com recolha de resíduos orgânicos em todo o seu território
Guimarães: recolha de resíduos orgânicos já abrange 40% da população do concelho