Vila Real já tem recolha de resíduos orgânicos
A Câmara de Vila Real iniciou a 13 de fevereiro a Estratégia Municipal para os Biorresíduos através da qual distribui gratuitamente compostores pelos cidadãos, restaurantes e hotéis, para recolher os resíduos orgânicos. O objetivo desta estratégia é a diminuição dos resíduos orgânicos depositados em aterro.
Os contentores domésticos têm sete litros e são distribuídos, numa 1ª fase, pelas residências das freguesias urbanas e periurbanas. Ao lado dos contentores do lixo, está um novo contentor castanho onde se colocam depois os resíduos orgânicos produzidos em casa, mas não cozinhados.
Aos restaurantes, bares ou hotéis são fornecidos contentores de maior dimensão, para que, em três dias da semana, seja feita a recolha porta a porta.
Nos territórios rurais vão ser colocados biocompostores, onde os cidadãos podem deixar os resíduos e, depois, recolher o composto para ser usado na agricultura.
“É um processo importante para Vila Real, para os vila-realenses, mas também para Portugal, porque permitirá melhorar os nossos indicadores e cumprir as metas europeias naquilo que diz respeito a resíduos depósitos em aterro”, afirmou Rui Santos, presidente da autarquia.
Dos resíduos depositados no lixo indiferenciado, mais de 40% são biorresíduos (resíduos orgânicos) que podem ser valorizados se forem recolhidos e separados.
O projeto vai ser complementado com a recolha dos resíduos verdes da manutenção dos jardins em espaço urbano, como cortes de relva, aparas de sebes ou pequenos ramos. Será uma “recolha a pedido” através do agendamento no site Vila Real Mais Sustentável.
O projeto “Vila Real Mais Sustentável” conta com o financiamento do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e do Fundo Ambiental.
A partir de 2023, não poderão ser depositados em aterro resíduos com possibilidade de valorização, como é o caso dos materiais orgânicos.
O que pode ser compostado?
- Folhas verdes
- Restos de vegetais crus e frutas
- Borras de café e sacos de chá
- Restos de plantas (sem doenças nem pesticidas)
- Hortaliças
- Cascas de ovos esmagadas
- Pão
- Restos de frutos secos
- Cascas de batata
- Guardanapos e outros papéis não plastificados
O que não pode ser compostado?
- Restos de comida cozinhada (carne, ossos ou peixe)
- Plantas doentes ou com semente
- Carvão, cinzas e pontas de cigarro
- Produtos lácteos
- Produtos gordos (restos de queijo, manteiga ou molhos)
- Excrementos de animais domésticos
Como receber o contentor doméstico?
Pode obter o seu balde através do stand instalado no NOSSO SHOPING entre as 12h e as 22h até 13 de março, poderá também dirigir-se à sua Junta de Freguesia, ao Centro de Ciência de Vila Real ou à Agência de Ecologia Urbana de Vila Real. Deverá levar uma fatura da água onde está identificado o seu número de cliente.
Veja mais no site Vila Real Mais Sustentável.
» Já votaram no UniPlanet? 😊 Votem aqui.
Foto: UniPlanet