DS Smith estuda possibilidade de criar embalagens de cânhamo, palha, flores e algas
A empresa DS Smith está a investigar materiais novos e inovadores para o seu processo de fabrico de papel e soluções de embalagens, a partir de palha, margaridas, cânhamo, cascas de cacau e algas.
Este projeto vai estudar o potencial das fibras e as capacidades destes materiais para substituírem o plástico, com o objetivo de diversificar a gama de fontes utilizadas na produção de embalagens.
As margaridas estão a ser estudadas pelas suas fibras e o seu potencial para serem transformadas em papel. A empresa fez também ensaios explorando a possibilidade de utilizar algas marinhas como matéria-prima para eliminar os plásticos nas embalagens de cartão, invólucros de papel e tabuleiros de cartão.
As cascas de cacau estão a ser estudadas para a elaboração do cartão das embalagens de chocolate. Os resíduos agrícolas sob a forma de palha e plantas como cânhamo ou miscanto estão também a ser estudados uma vez que a sua produção, em alguns casos, requereria significativamente menos energia e água do que as matérias-primas tradicionalmente usadas no fabrico de papel.
Este projeto da DS Smith está a ser realizado juntamente com o Instituto de Investigação da Suécia (RISE).