Fashion Revolution Week 2023 vai expor a realidade têxtil portuguesa
A Fashion Revolution Week de 2023 decorre de 22 a 29 de abril, em vários pontos do país.
Durante esta semana, o movimento vai apresentar, pela primeira vez, os resultados preliminares da Operação Portugal Inside Out sobre a realidade têxtil portuguesa.
Manifesto Fashion Revolution
A Fashion Revolution Week é um movimento mundial que ocorre uma vez por ano. Durante esta semana de abril decorrem workshops, palestras e conversas. Esta iniciativa tem vindo a educar, incentivar e sensibilizar a sociedade para um consumo e produção mais consciente e responsável.
Para marcar os 10 anos do colapso da fábrica de Rana Plaza, a Fashion Revolution Global vai celebrar os valores do seu Manifesto de 10 pontos que exige uma indústria da moda mais segura, justa e transparente.
Ver esta publicação no Instagram
Operação Inside Out: os testemunhos da indústria têxtil
O ponto #3 do Manifesto serviu de inspiração para a organização da FRWeek em Portugal e para criarem a Operação Portugal Inside Out, com o objetivo de revelar a realidade por detrás das cadeias de Fast Fashion Portuguesas e fábricas que produzem para empresas internacionais. A iniciativa, iniciada no último trimestre e que se encontra em curso, está a recolher testemunhos anónimos de profissionais da indústria têxtil e de vestuário. Esta investigação, promete fazer o levantamento não só do cenário laboral, mas também dos processos de produção e estado emocional dos profissionais.
Ver esta publicação no Instagram
Alguns dos testemunhos:
“Enviávamos imensos camiões para a Turquia, Tunísia e Marrocos com as etiquetas a dizer “Made in Portugal” e a confeção era toda feita lá.”
“Trabalho pelo menos duas horas a mais por dia e nunca me pagaram horas extra.”
“Sinto-me a contribuir para esta máquina do lixo, olhas para a produção apenas com o objetivo de fazer render os minutos e sentes o desperdício. Ficas com a sensação que só estão a gerar lixo.”
Os resultados preliminares serão revelados em forma de frases que vão servir de gatilhos nos vários debates de norte a sul do país. O formato das conversas – às quais chamam de circular talks – consistem em espaços de diálogo, dispostos em círculo, onde todas as pessoas têm a mesma voz.
A Fashion Revolution Week estará presente com a missão de discutir o futuro da indústria da moda, ouvir, e criar soluções através de palestras em universidades, escolas, organizações, workshops e swap markets.
Para além desta iniciativa, existem mais atividades que vão estar presentes por todo o país:
- FAUL: palestra sobre o que mudou e como evoluiu a indústria no pós Rana Plaza, os avanços e recuos, tal como conversas sobre a realidade portuguesa deste contexto.
- UBI: Workshop “BodyxDesign” que aborda todos os tipos de corpo e o seu impacto no design
- ESAD: Workshop “Remendar e Cerzir”
- Belas Artes: Craftivism “O que é e como fazer”
- Largo Residências LX: Palestra “Qual é a importância da Moda na luta antirracista?”
- EMP: Palestra “Deadstock x Upcycling”