ONU e 175 países estão a negociar tratado para resolver poluição dos plásticos
De momento, 175 países estão a negociar um tratado para resolver a poluição dos plásticos, um problema tão grande que nenhum país consegue resolver sozinho.
No ano passado, começaram as negociações para criar este tratado internacional e os países concordaram que será juridicamente vinculativo, ou seja, os governos que não o cumprirem terão consequências.
São várias as empresas, países e associações que estão a tentar influenciar o tratado.
Segundo o projeto The Story of Stuff é importante que este tratado:
- Tenha prazos para diminuir a produção do plástico
Existe tanto plástico a ser produzido de momento que é impossível a sua total gestão. De forma figurada, se tivermos uma banheira a transbordar, não resolve irmos tirar água com uma colher de chá, a solução é fecharmos a torneira.
- Respeite a vida e saúde das pessoas e comunidades ao longo de toda a cadeia de valor do plástico
As pessoas mais afetadas, como as que vivem perto de uma fábrica de plásticos como a da Pensilvânia ou as que recolhem o lixo plástico como nas Filipinas, precisam de estar representados na elaboração do tratado.
- Rejeite falsas soluções
Uma reciclagem mais avançada ou limpezas de praias não são as soluções reais, pois a indústria está a produzir cada vez mais plástico.
Alguns países, como Ruanda, Equador, Noruega e o Peru querem soluções fortes; enquanto que outros países como os EUA e a Arábia Saudita nem por isso, pois são dos principais produtores de plástico ou de combustíveis fósseis a partir dos quais o plástico é feito.
Assinem a petição da Story of Stuff por um Tratado forte aqui.
Foto: Pixabay