O escândalo dos frangos do Lidl continua

O escândalo dos frangos do Lidl continua

10 de Maio, 2023 0

campanha europeia que pede ao Lidl para assumir o Compromisso Europeu do Frango continua e, desta vez, vem salientar um problema que afeta os consumidores.

Um laboratório independente contratado pela Fundação Albert Schweitzer encontrou bactérias resistentes a antibióticos em 71% das amostras de carne de frango da marca alemã “Metzgerfrisch” do Lidl. A maioria das bactérias resistentes encontradas (75%) eram Escherichia coli (E. coli), e a enzima ESBL foi detetada em todas as amostras, tornando as bactérias imunes a vários antibióticos comuns. O laboratório também encontrou Enterococcus (25% das amostras), Campylobacter (18% das amostras) e Salmonella (1 amostra). A investigação ocorreu entre janeiro e fevereiro de 2023 e incluiu 51 amostras de produtos à base de carne de frango.

A notícia está a causar grande impacto no país (recebendo a atenção de uma reportagem transmitida pelo terceiro maior canal de TV alemão, a RTL), e a ter visibilidade noutros países europeus, como a Espanha.

Após várias investigações focadas no tratamento cruel a que estas aves são submetidas por vários fornecedores europeus do Lidl, esta investigação pretende agora mostrar como as condições onde os animais são criados, influenciam a qualidade do produto final e, consequentemente, a saúde dos consumidores.

A Abrir De Asas, que procura promover a consciencialização para as condições de vida de galináceos explorados nesta indústria, juntamente com cerca de 20 organizações de bem-estar animal, apela ao Lidl para aderir ao Compromisso Europeu do Frango para reduzir os riscos para a saúde causados por bactérias na carne de frango.

 

Foto: Pixabay

 

» Já estão a seguir o Podcast do UniPlanet no Spotify? Sigam aqui.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário