Björk e Rosalía lançam música contra a aquacultura de salmão
Björk juntou-se com Rosalía e lançaram, em novembro, a música “Oral” que pretende apoiar monetariamente uma ONG contra a criação industrial de salmão na Islândia.
Têm sido várias as vozes que se têm erguido contra a aquacultura de salmão uma vez que quando se libertam dos tanques onde são criados estes salmões levam as suas doenças e parasitas para os animais selvagens.
A música “Oral” tinha sido escrita há 20 anos e foi encontrada pela cantora em março deste ano. Björk explicou que é uma música “de amor” e que não fala sobre peixes, mas as receitas alcançadas com a canção vão ser doadas contra a aquacultura de salmão na Islândia.
“Os habitantes de Seyðisfjörður têm protestado contra o negócio [da aquacultura] que começou ali. Queremos doar-lhes parte das receitas com a venda deste tema, para ajudar com as despesas em tribunal”, escreveu Björk que espera que este “seja um exemplo para outros”.
“A Islândia tem a natureza mais intocada da Europa. Foi um choque quando percebemos que empresários islandeses e noruegueses estavam a comprar zonas de exploração piscícola nos nossos fiordes. Isto provoca um efeito devastador na nossa vida selvagem, e os peixes estão a sofrer com as condições horríveis”, acrescentou.
O vídeo de ‘Oral’ foi realizado por Carlota Guerrero com recurso a inteligência artificial.
Björk já chegou a adiar a sua atuação num festival na Islândia em protesto contra a construção de 50 barragens.
Podem fazer um donativo no site da Björk aqui.
Vejam também: