Portugal vai ter rede de hospitais veterinários públicos
O Governo aprovou uma proposta do PAN que prevê uma verba de dois milhões de euros para despesas relativas à prestação de serviços veterinários e à criação de uma rede de hospitais públicos para animais.
Este valor pretende também apoiar os animais de companhia de famílias carenciadas através da comparticipação das despesas para alimentação e da criação de um banco alimentar.
A rede vai servir-se dos hospitais das universidades públicas de medicina veterinária e onde estas não existam irá criar apoios financeiros e apoiar as câmaras municipais a concorrerem a apoios de cofinanciamento para a construção de hospitais veterinários, conta o Público.
A campanha de esterilização irá contar também com 3,8 milhões de euros e inclui, pela primeira vez, um programa CED (captura, esterilização e devolução) de cães errantes.
Estão previstos ainda 4,9 milhões de euros para a requalificação dos centros de recolha oficial de animais, para o aumento do número de abrigos, para a melhoria das instalações das associações zoófilas e para a criação de parques de matilhas para os cães. O plano nacional para desacorrentar animais de companhia vai contar com 1,2 milhões de euros.