Grande Reportagem “Tudo, Todo o ano, em Todo o lado” sobre o crescimento insustentável do regadio no Sul de Portugal
O episódio “Tudo, Todo o ano, em Todo o lado” da Grande Reportagem da SIC de 23 de maio expõe o crescimento desregrado e insustentável do regadio no Sul de Portugal, em particular na bacia do Sado, fazendo o paralelo com a região de Guadalquivir – Doñana que já secou uma vez.
“Nos últimos quatro anos foram detetadas 15 infrações em projetos agrícolas na Zona Especial de Conservação Comporta-Galé. O ICNF levantou autos de contraordenação ao detetar solos remexidos sem autorização, vegetação e habitats destruídos, infraestruturas construídas sem parecer prévio e vias abertas e alargadas sem permissão. O que tem crescido naquela região? Abacate, mirtilos, citrinos e hortícolas.”
“O conflito de interesses, entre o consumo humano e turístico, de um lado, e o agrícola, do outro, levou a racionar a água destinada ao regadio e a limitar as explorações de abacate no Algarve. É natural que a agroindústria se debruce sobre outras latitudes para saciar a procura mundial de produtos exóticos, de colheitas fora da época e assim garantir que haja Tudo, Todo o Ano, em Todo o Lado…”