Carta na Nature alerta para pesca na Área Marinha Protegida das Selvagens
A Reserva Natural das Ilhas Selvagens, na Madeira, é a maior área marinha totalmente protegida da Europa, tendo sido expandida em 2021 para 2677 km² (uma área maior do que o Luxemburgo).
Uma decisão das autoridades regionais de reverter o compromisso de se banir a pesca dentro da reserva coloca em risco um dos últimos ecossistemas marinhos intactos do Oceano Atlântico Norte.
No dia 27 de agosto foi publicada uma carta na revista Nature, liderada pelo Explorador Residente da National Geographic Enric Sala e assinada por cerca de 300 investigadores, que alerta para a decisão do Governo da Madeira em abrir a Reserva Natural das Ilhas Selvagens para a pesca comercial do atum.
“Ao explorarem uma disposição legislativa que permite a recolha de amostras biológicas para investigação, as autoridades permitem, desde 12 de julho, a pesca de atum na reserva, com 90% da captura destinada à venda comercial”, pode ler-se na carta da Nature.
A carta afirma que o estatuto da maior Área Marinha Protegida da Europa não pode ficar refém de “ciclos políticos e de eleições”.
Foto: Canva