CM de Coimbra questiona residentes se querem reintrodução do glifosato
A Câmara Municipal de Coimbra está a perguntar à população, através de um questionário online, se quer que ocorra a reintrodução do uso do glifosato (herbicida) nos espaços urbanos para travar o crescimento das ervas. Esta prática tinha sido posta de lado por razões ecológicas e de saúde pública.
Se quiser participar pode fazê-lo até ao dia 30 de setembro através deste link.
No questionário é perguntado se “prefere tolerar algumas ervas, por razões ecológicas, de saúde pública, de proteção à saúde dos animais domésticos e de salvaguarda das importantes populações de polinizadores, ou prefere que se utilize glifosato, nas quantidades necessárias?” e pode responder “sim” ou “não”. Se a resposta for negativa (“Não, prefiro que se utilize glifosato, nas quantidades necessárias”), segue-se, então, a segunda questão, “A utilização do glifosato deverá ser generalizada ou deverá apenas incidir nas vias de menor tráfego pedonal?”. Esta tem duas opções de resposta: “A utilização do glifosato deverá ser generalizada” ou “A utilização do glifosato deverá apenas incidir nas vias de menor tráfego pedonal”.
A Câmara está de parabéns por estar a permitir que os residentes expressem a sua opinião. No entanto, o questionário poderia estar melhor construído, poderia perguntar em que freguesia habita o inquirido de forma a perceberem em que freguesias os residentes estão mais descontentes com a falta de limpeza das ervas nos passeios e deveria ter uma questão de resposta aberta para que os habitantes pudessem dar sugestões e assim poderiam até ficar a conhecer outras opções para a limpeza de “ervas daninhas”. Outro problema relacionado com o questionário é o facto de estar a decorrer sem que a maioria da população saiba da sua existência. É então necessária uma melhor divulgação de questionários como este em que é pedida a opinião à população.