Paris Quer Substituir 60 Mil Lugares de Estacionamento por Árvores até 2030
Paris prepara-se para transformar 60 mil lugares de estacionamento em áreas arborizadas até 2030, uma iniciativa que integra o novo Plano Climático 2024-2030 da cidade. Este projeto pretende mitigar os efeitos do calor extremo, criando espaços verdes com sombra.
A proposta, que ainda aguarda aprovação do Conselho de Paris, prevê plantar árvores em locais anteriormente destinados a estacionamentos, como parte de um objetivo mais amplo de alcançar 300 hectares de áreas verdes até 2030, com 10% já implementados até 2026. Além disso, serão criadas “praças oásis” em cada um dos 20 bairros (arrondissements) da cidade, com árvores, vegetação e estruturas com sombras para os pedestres.
“As árvores e a natureza são ar-condicionados naturais“, afirmaram as autoridades parisienses, sublinhando os benefícios de tornar a cidade mais habitável durante as ondas de calor. O plano também inclui centros de arrefecimento comunitários, instalação de telhados reflexivos ou isolados em 1000 edifícios públicos e ajustes nos horários de trabalho ao ar livre para evitar os períodos de maior calor.
A transição para uma cidade menos centrada no automóvel é um pilar essencial desta estratégia. Paris já deu passos significativos neste sentido, como a criação de 1442 km de ciclovias, a construção de 130 praças oásis e a imposição de tarifas de estacionamento mais elevadas para veículos de maiores dimensões, como os SUV. O plano atual propõe reduzir os limites de velocidade no anel viário Boulevard Périphérique para 50 km/h e converter uma faixa exclusiva para os transportes públicos e veículos partilhados.
Paris tem ganho destaque internacional pela sua abordagem progressista em relação à sustentabilidade urbana, sob a liderança da presidente da Câmara, Anne Hidalgo. Este novo plano promete continuar essa trajetória, apostando numa cidade mais verde, resiliente e amiga dos pedestres.
Paris is removing half its street parking to free up space for peopleNearly 70,000 parking spots are set to disappear by 2025. 🔎 Learn more about how cities are becoming more sustainable: https://buff.ly/32RKk8w
Publicado por World Economic Forum em Terça-feira, 3 de novembro de 2020