Quarteira terá fogo de artifício silencioso na Passagem de Ano, a pensar nos animais
O município de Loulé anunciou uma inovação para as celebrações da Passagem de Ano em Quarteira: pela primeira vez, o espetáculo de fogo de artifício será silencioso, utilizando uma “pirotecnia especial” que reduz significativamente o ruído dos estoiros dos foguetes. Esta medida, divulgada na passada sexta-feira, dia 27 de dezembro, tem como objetivo proteger os animais e as pessoas mais sensíveis ao som, respondendo a uma crescente preocupação ambiental e social.
No momento das doze badaladas, o céu será iluminado por um espetáculo pirotécnico acompanhado de efeitos multimédia, com telas digitais que ampliarão o impacto visual.
Uma Decisão a Pensar no Bem-Estar
O recurso a fogo de artifício silencioso alinha-se com uma tendência global, em que várias cidades têm adotado medidas semelhantes para minimizar os efeitos nocivos dos ruídos elevados. Os animais são muito mais sensíveis ao som do que as pessoas e esta época do ano pode ser particularmente stressante para eles.
A medida também pretende sensibilizar a comunidade para a necessidade de se celebrar de uma forma mais inclusiva, protegendo não só os animais como também as pessoas que sofrem de sensibilidade ao ruído.
“A pensar nos animais e nas pessoas mais sensíveis ao ruído, pela primeira vez, o espetáculo de fogo de artifício em Quarteira será realizado com um tipo de pirotecnia especial que não emitirá o habitual barulho associado aos estoiros dos foguetes”, pode ler-se numa publicação nas redes sociais da Câmara Municipal de Loulé.