Castores reintroduzidos no Yorkshire para ajudar a combater inundações
Dois castores foram reintroduzidos numa floresta da região do Yorkshire, na Inglaterra, como parte de uma experiência de cinco anos que pretende determinar se a atividade destes animais pode ajudar a prevenir inundações.
Com este projeto, a agência governamental Forestry England espera também promover a biodiversidade local.
“Hoje, vemos o momento marcante da introdução de uma espécie-chave que esteve ausente da nossa paisagem durante mais de 300 anos”, disse Alan Eves, da Forestry England. “Estamos ansiosos por ver os castores a instalarem-se na sua nova casa e temos muito interesse em ver como afetarão o fluxo da água e o meio envolvente.”
Os dois animais viajaram da vizinha Escócia até ao seu novo lar, a floresta de Cropton, onde serão monitorizados. Os cientistas esperam reintroduzir mais castores noutros locais, no âmbito deste projeto.
Um dos castores libertados na Floresta de Cropton, Yorkshire | Foto: Sam Oakes/Forestry England
O castor-europeu (Castor fiber), outrora abundante no Reino Unido, foi caçado até à extinção no séc. XVI por causa da sua pele, carne e glândulas odoríferas.
“Os castores são engenheiros natos de ecossistemas, que restauram os habitats complexos das zonas húmidas e proporcionam um habitat para espécies em declínio, ao mesmo tempo que abrandam o fluxo da água”, explicou a ecóloga Cath Bashford.
“Estamos felizes por acolher castores na Floresta de Cropton e ansiosos por observar os muitos benefícios que trarão às comunidades locais e ao ambiente em geral.”
Veja o momento em que os animais foram libertados no vídeo que se segue:
What a day I’ve had. #Yorkshire has #beavers again after 400+ years, and they appear to be delighted with this place. Welcome home 💚@forestryengland pic.twitter.com/EDiKELZEaI
— Dr Amy-Jane Beer (@AmyJaneBeer) 17 de abril de 2019
1ª foto: Sven Začek